Livros

5 Hábitos de Leitura para Aprimorar sua Experiência com Livros

Muitas pessoas têm vontade de aumentar a quantidade de livros que lê ao longo do ano, e por isso, querem melhorar os seus hábitos de leitura. Existem muitas formas de fazer isso e adquirir mais prática, lendo de forma mais rápida e eficiente. Contudo, muita gente ainda se perde na frequência, em não saber como adquirir o hábito de ler todos os dias e assim, melhorar sua experiência com a leitura. E na maioria das vezes o motivo disso acontecer é a disputa de espaço que os livros possuem com a internet e as redes sociais atualmente. Mas se você quer aprimorar esse hábito e trocar as atividades virtuais pela de se deliciar na companhia de um bom livro, continue lendo.
Hábitos de Leitura

5 Hábitos de Leitura para Aprimorar sua Experiência com Livros (Imagem: Canva)

A importância do hábito da leitura

Quem tem o costume de ler consegue desenvolver diversas outras habilidades, como criatividade, agilidade na comunicação, melhora escrita, ganha saúde mental e muito mais. A leitura ativa várias partes do cérebro que são estimuladas e aprimoram a capacidade de concentração e imaginação. Além disso, o aprendizado também pode ser beneficiado com esses novos hábitos de leitura. Sendo assim, ler mais influencia em vários aspectos da vida, tornando-os mais positivos. Quem está na fase da escola, tem mais facilidade de estudar e compreender novos conteúdos. Enquanto isso, ler mais amplia o vocabulário, auxilia na escrita, ajuda na organização de ideias para se comunicar melhor e isso é muito importante atualmente.

1.      Comece pelo gênero que mais gosta

Para começar a adquirir hábitos de leitura, é importante começar por algo que goste. Isso estimula a continuar e seguir até terminar a leitura. Encontre obras que lhe empolguem o estilo que mais prende a sua atenção. Essa é uma forma de se estimular, e ao ficar curioso com o desfecho, as chances de concluir o livro, são muito maiores.

2.      Defina metas

Quem tem costume de ler muitos livros, normalmente desenvolve um cronograma para a leitura e vai aumentando-a gradualmente. Por exemplo, definir a quantidade de páginas que serão lidas por dia, e depois ir aumentando. Isso facilita muito o processo de chegar até o final do livro e com isso, criar hábitos de leitura na rotina através dessas metas.

3.      Tenha um horário definido para a leitura

Grande parte das pessoas que não inclui a leitura na rotina alega falta de tempo. Mas isso pode ser organizado. Separe aquele momento em que a folga te leva a ficar mexendo no celular, uma viagem de ônibus até o trabalho ou aqueles minutinhos sem nada para fazer e adicione algumas páginas para ler. Isso irá fazer uma grande diferença para os hábitos de leitura, e começar a fazer parte de um compromisso pessoal na sua rotina.

4.      Se recompense quando terminar um livro

Outra forma de se empenhar em adquirir o hábito da leitura é se recompensar de alguma forma após finalizar a leitura de algum livro. Após incluir a leitura diária na rotina, definir uma meta de páginas a ler por dia, e seguir o cronograma certinho, ao final, se recompense com algo que gosta. Esse tipo de estímulo funciona muito bem para continuar motivado e pegar o próximo.

5.      Comece com livros pequenos

Para quem começa a adquirir novos hábitos de leitura hoje, o melhor é sempre iniciar com livros pequenos. Encontre algum que seja do gênero que gosta, mas que seja fácil e mais rápido de acabar. Terminar de ler o primeiro livro vai te animar a continuar a rotina e pegar o próximo, e o próximo e depois, você consegue ler o que quiser Se você gosta ler eu indico que leia também: Como Ler um Livro Corretamente e não Esquecer do que Leu

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Sair da versão mobile