Como Ler um Livro Corretamente e não Esquecer do que Leu
Ler com eficiência muitas vezes requer paciência e treino até que o hábito da leitura se torne parte da rotina. Entretanto, ainda existem pessoas que leem muito, mas se esquecem do conteúdo assim que o livro termina. Por isso, é fundamental saber como ler um livro corretamente para absorver e não se esquecer do que acabou de ler.
Existem estudos que comprovam que pelo menos metade do que é lido, é esquecido no dia seguinte, quando não é revisado. Isso acontece devido à curva do esquecimento, que une o nosso tempo de memória com o que aprendemos.
Por isso, existem alguns truques que podem ajudar a processar melhor essas informações e com isso, melhorar a retenção de toda a leitura para recordar mais tarde. Para entender melhor como fazer isso, continue lendo.
Como Ler um Livro Corretamente e não Esquecer do que Leu (Imagem: Canva)
Faça anotações
Muitas pessoas, com o hábito da leitura, fazem pequenas anotações durante a leitura. Isso ajuda a reforçar alguns pensamentos e percepções importantes sobre o conteúdo. Há quem goste de grifar e riscar os livros em partes importantes, mas as anotações podem ser pessoais e incluir as próprias palavras do que foi entendido.
Essa prática força a nossa memória a gravar aquilo, mesmo que você tenha colocado no papel. Sendo assim, quando terminar a leitura e for ler a anotação, irá se lembrar do porquê anotou aquilo e o que era importante no livro.
Além disso, também é possível fazer resumos com base nas anotações ao final da leitura. Esse é um exercício de como ler um livro corretamente para gravar e absorver toda a leitura..
Faça associações
Durante a leitura, faça algumas pausas para absorver e tentar entender o que acabou de ler. Se possível faça associações. Tente trazer o assunto abordado para a sua vida. Esse exercício favorece a memória, garantindo que o aprendizado se torne uma lembrança.
Dessa forma, o mesmo vale para números e datas importantes, características de personagens, etc. Tudo pode ser associado a alguma coisa da sua vida. Além de facilitar a memorização, também auxilia na atenção do conteúdo.
O foco para fazer essas comparações, facilitam a memorização e assim, a relação entre recordar e aprender.
Faça perguntas a si mesmo sobre o que acabou de ler
Após ler um livro corretamente, se questione sobre o assunto lido. Faça perguntas específicas para estimular a memória enquanto ela ainda está fresca. Não precisa esperar que o livro termine para isso. A cada capítulo, as perguntas podem estar respondidas.
A prática fica válida para qualquer tipo de livro, de qualquer gênero. O mais importante é se forçar a responder em um primeiro momento, sem voltar as páginas para olhar a resposta. Com o tempo e conforme isso for se repetido, o cérebro vai aprendendo a reter melhor as informações e grava o conteúdo lido com mais facilidade.
Mas a prática precisa se repetir sempre, várias e várias vezes. É um processo que leva tempo. O mesmo acontece quando explicamos o que acabamos de ler para outra pessoa. A experiência de ler e depois falar sobre aquilo, trabalha a memória e permite que o aprendizado seja completo.
Conclusão
Cada um tem suas próprias técnicas para ler um livro corretamente. O mais importante é treinar e descobrir o que funciona melhor. Se é fazendo resumos, anotações, grifando as páginas, etc.. Contudo, o importante é saber como não esquecer do que foi lido.
Em alguns casos, isso pode levar um tempo até que se torne uma prática que realmente funcionará. Mas os exercícios precisam ficar praticados com constância, para facilitar o acesso dos conteúdos e dos novos aprendizados na memória.