Tecnologia
Como Tirar a Segunda via do CPF pela Internet
Às vezes, além das situações em que o documento é perdido ou danificado, há outras razões pelas quais você pode precisar tirar a segunda via do CPF. Ainda mais, uma delas é caso haja erros nos dados cadastrais do seu CPF. Se o nome ou a data de nascimento estiverem incorretos, por exemplo, é necessário corrigir esses dados para evitar problemas futuros. Por isso, hoje você vai aprender como tirar a segunda via do CPF pela internet.
Em contrapartida, outra situação em que você pode precisar da segunda via do CPF é quando ocorre a duplicidade do documento. Pois, isso pode acontecer quando uma pessoa tem mais de uma inscrição no CPF ou quando duas pessoas têm o mesmo número de CPF. Nesses casos, é necessário regularizar a situação junto à Receita Federal para evitar problemas com a Receita Federal e outros órgãos governamentais.
Por fim, é importante lembrar que o CPF é um documento pessoal e intransferível. Portanto, se você suspeitar que seu número de CPF foi usado por outra pessoa, é necessário tomar medidas imediatas para evitar fraudes e proteger sua identidade. Nesse caso, pode ser necessário tirar uma segunda via do CPF para bloquear o número antigo e emitir um novo documento.

Como Tirar a Segunda via do CPF pela Internet (Imagem: Canva)
Como tirar a segunda via do CPF pela internet de maneira fácil e gratuita?
Posteriormente, é importante lembrar que para tirar a segunda via do CPF pela internet é necessário ter acesso à internet e ter um computador ou dispositivo móvel com acesso à web. Além disso, é preciso ter alguns documentos em mãos para preencher o formulário de solicitação, como o número do título de eleitor ou o número do último CPF emitido.
Saiba que tirar a segunda via do CPF pela internet de maneira rápida e fácil existe. Para isso, siga os seguintes passos:
- Acesse o site da Receita Federal pelo endereço eletrônico https://www.gov.br/receitafederal/pt-br;
- Clique em “CPF”;
- Selecione a opção “Segunda Via do CPF”;
- Preencha os dados solicitados: nome completo, data de nascimento, nome da mãe, número do título de eleitor ou do último CPF emitido, caso possua;
- Caso não possua nenhum desses documentos, clique em “Não tenho nenhum dos documentos acima” e preencha as informações solicitadas;
- Digite o código de verificação e clique em “Enviar”;
- Uma nova página irá abrir com um comprovante de inscrição no CPF;
- Imprima o comprovante ou anote o número do CPF.
Portanto, tirar a segunda via do CPF pela internet é um processo simples e rápido. Basta acessar o site da Receita Federal e preencher os dados solicitados para ter acesso ao seu comprovante de inscrição no CPF.
Quais são as taxas para tirar a segunda via?
A princípio, a boa notícia é que não há nenhuma taxa para tirar a segunda via do CPF, seja ela feita pela internet ou pessoalmente em um posto de atendimento da Receita Federal. Então, isso significa que a emissão da segunda via do CPF é gratuita e não há nenhum custo para o contribuinte.
No entanto, é importante ficar atento a possíveis golpes relacionados à emissão do CPF. É comum que golpistas tentam enganar as pessoas cobrando taxas ou oferecendo serviços de emissão do CPF com valores acima do normal. Por isso, é sempre importante buscar informações confiáveis sobre o procedimento de emissão do CPF e evitar sites ou empresas desconhecidas que oferecem esse serviço.
Caso você tenha dúvidas sobre a emissão da segunda via do CPF ou suspeite de alguma fraude, é importante entrar em contato com a Receita Federal para obter informações seguras e esclarecer suas dúvidas. Atualmente, os contribuintes podem acessar os canais de atendimento da Receita Federal pela internet ou pelo telefone, e os atendentes estão sempre disponíveis para ajudá-los.
